Um Baita Incentivo Para a Moda Daqui

E aí gente antenada, tudo bem com vocês? Meu nome é Luna e vou compartilhar com vocês as minhas experiências no mundo da MODA, visão e opiniões sobre assuntos atuais desse universo que abrange tantas coisas ao nosso redor, impactando nossas vidas, comportamento e desejo.  

Na semana passada, nos dias 12, 13 e 14 aconteceu em Porto Alegre uma feira muito bacana, que veio com um propósito muito importante para o Estado: o de incentivar o consumo de marcas gaúchas no varejo local e promover conexões entre diferentes profissionais do mercado, através de painéis com temáticas que merecem muito ser discutidas.

Lógico que eu fui visitar o evento para contar tudo pra vocês e para apoiar essa iniciativa supernecessária no cenário da moda daqui, que nós sabemos que é tão carente em relação a outros Estados, mesmo sendo do nosso RS que sai tanta gente talentosa, como modelos, fotógrafos e designers que se consagraram dentro e fora do país. Encontrei amigos e colegas de profissão se conectando para absorver informação de qualidade, trocar experiências e conhecer marcas novas. Eu fiquei bem feliz e na torcida por mais eventos que aproximem e valorizem o nosso mercado (fiquei sabendo pelos organizadores que, ao que tudo indica, vai ter mais edições, sim). 🙂

3.luna

Dei uma boa olhada nas marcas que estavam expondo por lá e já filtrei pelo meu olhar de raio X os pontos interessantes de algumas delas, que achei que vocês também iriam gostar de conhecer. Entre os fatores, necessidade de mercado e paixão por design diferenciado, eu destaquei as seguintes marcas que você precisam conhecer:

  • SizélyElegancesão marcas de langerie bem bacanas e atuais, com destaque para a linha plus size que ambas produzem com muito bom gosto, conforto, variedade de cores e modelagem “jovem”, o que percebo ser uma dificuldade recorrente no mercado local. Por essa razão, adorei conhecer e poder indicar para quem possui um manequim fora do tradicional, e, obviamente, deseja sentir-se linda e confortável, como todo mundo. A Elegance dá a alternativa de lingerie sob medida, que é super bacana para quem tem um pouco mais de busto do que de quadril ou vice versa, e possibilita, também, a confecção de tamanho plus size para modelos básicos. Já a Sizély, trabalha uma linha específica toda plus size. Eu adorei de verdade!

Facecebook: Sizély Lingerie Underwear / Facebook: Elegance Lingeries

19894918_1522003691155332_4259709005458483668_n

  • Fabiane Montemezzo: Marca de acessórios muito exclusivos, design autoral, produção própria, uma designer linda com visão e peças apaixonantes. Sério, gente, não tem como descrever o suficiente o quanto TODAS as peças me encantaram, pela riqueza de detalhes, por um estilo que representa o meu gosto no momento atual, enfim…paixão a primeira vista não tem como explicar mesmo, né?

IMG_6118

Quando eu vejo uma marca assim com peças desse nível de criação e inovação, eu nem fico tão feliz como consumidora, eu fico feliz na parte profissional de ver que tem gente boa por aqui, ousando fazer a diferença realmente, com identidade de marca e design de produtos. Dá um look no que é essa marca, que possui ateliê e varejo em de Caxias do Sul, mas em breve, estará por Porto Alegre.

Facebook: Fabiane Montemezzo/ Instagram: @fabianemontemezzo_official.

  • Preza: marca de óculos solares em madeira, com uma pegada cool, cheia de propósito sustentável em seu DNA. Me chamou a atenção pela diversidade de modelos dos solares (vi alguns hits de diferentes estilos), para todos os gostos, sem perder em nada para qualquer modelo em acetato, sem falar do conforto e leveza que a madeira proporciona, aliada a uma modelagem impecável, marcou ponto comigo!

Eu já tinha gostado bastante até aí, mas ao ouvir o Designer da marca me contar o propósito deles, o processo de fabricação e os detalhes handmade, bom, aí veio aquela paixão transbordando e me animando, mais uma vez, por ver o povo daqui fazendo a diferença, sem medo e com muito sucesso. Para vocês terem ideia do motivo do meu encanto por marcas com propósito, a Preza produz todos os seus produtos a partir de matérias primas descartadas, ou seja, reaproveitam o lixo de tantos, para dar um novo sentido. Além disso, nas hastes são gravadas a mão numerações únicas, tornando cada produto exclusivo.

IMG_6096

Processed with VSCO with c1 preset

Eu me apaixonei por este que estou na foto, sério, vestiu como uma luva. O legal é que em Porto Alegre podemos encontrar os produtos da marca em vários locais. Quem também curtiu, entra aqui no link para ver os locais onde encontramos a Preza.  

Facebook: Preza / Instagram: @preza.me

Agora, falando um pouco da parte informativa desse evento, o momento dos painéis com grandes nomes da moda gaúcha foi muito bacana. Esse bate papo que expõe as problemáticas a todos os níveis e setores do processo de moda/varejo é supernecessário para que todos se entendam de forma eficiente.

2.luna2

No dia 13, quem estava mediando o bate papo era a jornalista e produtora de moda Patrícia Pontalti (@patipontalti) e os convidados para a discussão eram da área da fotografia, Raul Krebs (@raulkrebs) e Celso Chittolina (@chitto) e da área do styling, com a presença das stylists Patrícia Cuozzo (@paticuozzo) e Tanise Hass (@tanisehass). O que rolou nesse papo interativo foram alguns pontos a serem revistos pelos profissionais envolvidos no processo de moda/varejo, como a importância das marcas terem força em seu DNA, trazendo conceitos que façam mesmo a diferença, pois todas as etapas seguintes até o produto chegar às lojas, dependem muito da clareza de conceito para que toda a comunicação seja facilitada a quem vai fazer com que as peças apareçam em uma campanha como a tradução perfeita da proposta de cada marca.

1.luna

#FICA A DICA

Quando esse processo todo é eficiente, o retorno em vendas é diretamente proporcional a toda essa comunicação interligada dos profissionais envolvidos, desde o designer até o fotógrafo, passando pelo stylist e o setor de marketing. Foi muito ressaltada a questão do respeito com cada profissional dessas diferentes áreas, para que a autonomia seja um diferencial impactante no resultado final, pois quando há mais integração nesse caminho e mais informações de todo processo criativo que foi percorrido até chegarem ao briefing final, mais os fotógrafos e stylists podem realmente trabalhar seus olhares criativos particulares e contribuírem para o resultado de uma campanha de sucesso, que na minha opinião é aquela que comunica de forma marcante que a ideia tem tudo a ver com aquela marca e inspira a todos que se identificam, o público alvo.

Então foi isso galera, adorei contar pra vocês os detalhes desse evento, espero que tenham curtido saber um pouco do que rola nesse mercado que movimenta tanto o nosso planeta. Beijos, aproveitem a semana com muito estilo!

Até a próxima!

17796370_10202656406287518_311925173414112368_n

Luna de Lima – Designer e produtora de moda desde 2011, trabalhou com grandes nomes da fotografia local realizando campanhas publicitárias, editoriais de moda e books de modelos. Atualmente, lidera sua marca de roupas e trabalha em um projeto de consultoria de estilo e styling, além de compartilhar seus conhecimentos aqui no Agenda. 


Fotos: Divulgação e Reprodução

Edição: Blog AC Studio

4 thoughts on “Um Baita Incentivo Para a Moda Daqui

  1. Ágatha Alves Prudêncio says:

    Adorei, principalmente a parte de marcas que valorizam o plus size e a reciclagem de lixo! Muito legal saber que aqui no RS tem profissionais preocupados com questões tão esquecidas pela industria tradicional!

  2. Luna de Lima says:

    Que legal, Ágatha!
    Fico muito feliz de poder informar as pessoas de que tem gente pensando por outros caminhos aqui RS, quando o assunto é moda!

    • Ágatha Alves Prudêncio says:

      Sim, muito bacana esse registro! Adoro esse universo da moda e adoro a perspectiva de podermos brincar de estilos com qualquer size, sem precisar seguir padrões de beleza! Acho demais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *