Sobrancelhas | Técnicas Diferentes para Resultados Diferentes

Olá seus lindos, tudo bem? Tanto se fala em sobrancelhas ultimamente que eu, que trabalho diariamente com o design, manutenção e reconstrução, resolvi explicar um pouco sobre esse “BUM” do momento.

Não é de agora que escutamos dizer que o rosto é o cartão de visitas da pessoa, certo? Já na maquiagem, os grandes visagistas sempre tiveram o cuidado e percepção quanto as medidas ideais para resultados incríveis e efeitos ilusórios, que intensificavam os pontos fortes e camuflavam as pequenas imperfeições. Porém, nos últimos anos, tanto mulheres quanto homens vêm dando certa importância para a beleza que as sobrancelhas podem despertar no olhar e isso se explica pela percepção e consciência da mensagem que o olhar transmite. 

Saiba o que é Visagismo: Conceito e História

Se antes se escutava  nas estéticas e estúdios de beleza profissionais denominados como “depiladores de sobrancelhas”, que cuidavam apenas da limpeza de fios visíveis com o uso de pinça, cera e linha, hoje chamamos a nova geração de Designers de Sobrancelhas e Micropigmentadores. Diferente das práticas tradicionais, estes profissionais precisam entender muito sobre visagismo, anatomia e química, conhecimentos que requerem muita paciência e investimento em cursos de aperfeiçoamento das técnicas (o que não é nada barato), o que explica o valor agregado no serviço prestado. 

Como muitos de vocês se confundem nos procedimentos, aí vai um resumo básico do que é cada trabalho e quem está habilitado a executar:

DESIGN DE SOBRANCELHAS 

Procedimento aplicado de forma personalizada por um designer especializado, com pinça de alta precisão ou uso de linha. O desenho considera diversos aspectos do rosto, tais como: linhas de expressão, simetria facial, quantidade, cor e tipo dos fios, bem como identidade pessoal. O profissional deve conhecer os conceitos de visagismo para encontrar o desenho ideal para cada rosto, realçando sua beleza natural com uma expressão mais natural, elegante e personalizada.

Manutenção do Design

A manutenção é tão importante quanto o desenho original, pois é através dela que você mantém o visual ideal para seu rosto. Este serviço envolve: reaplicação do design personalizado, limpeza, pintura, hidratação e finalização. Para corrigir as imperfeições encontradas ao montar o desenho (projeto), o Designer pode fazer uso de henna, tinta ou maquiagem.

IMG_0757

(projetando o meu design…)

19756588_2016769718349045_5323960188814292954_n

(Projeto e manutenção do resultado)

MICROPIGMENTAÇÃO

Procedimento aplicado de forma personalizada por um profissional especializado e capacitado em micropigmentação. A micropigmentação é uma técnica que consiste em implantar pigmento na camada subcutânea, indicada para corrigir imperfeições como: reconstrução de aréolas dos seios, camuflagem de cicatrizes, manchas de vitiligo e até mesmo calvície. Para as sobrancelhas, existem diversas técnicas aplicadas com ferramentas elétricas e manuais. As técnicas mais comuns são:

Micropigmentação Esfumada

A micropigmentação esfumada é uma técnica que lembra a maquiagem com lápis ou sombra. Ela altera bastante a espessura e a cor da sobrancelha e nas primeiras duas semanas a pigmentação fica muito forte. Com o passar do tempo, o aspecto vai ficando mais suave, especialmente depois que cicatriza. Apesar dessa técnica ter reinado por muito tempo, hoje ela é considerada ultrapassada, pois existem formas mais modernas e eficientes de fazer a micropigmentação, gerando um resultado mais natural e sofisticado. o procedimento não é completamente indolor, o incômodo é suportável e varia de pessoa para pessoa. A cicatrização completa leva em torno de 30 dias e o resultado dura em média de seis meses à um ano, podendo haver retoque no primeiro mês.

Micropigmentação Fio a Fio

Também chamada de hiper-realista e 3D, essa técnica está se tornando cada vez mais conhecida. Ela é indicada para pessoas que querem obter um resultado mais bonito e natural. A micropigmentação fio a fio serve para modelar a sobrancelha, reconstruí-la ou até mesmo para preencher falhas, simulando os pelos da sobrancelha. É indicada para clientes que buscam corrigir eventuais falhas provocadas por acidentes ou imperícia da profissional que faz o design das suas sobrancelhas. *Vale ressaltar que essa técnica é aplicada com dermógrafo, o procedimento não é completamente indolor, o incômodo é suportável e varia de pessoa para pessoa. A cicatrização completa leva em torno de 30 dias e o resultado dura em média de seis meses à um ano, podendo haver retoque no primeiro mês.

Microblading

A técnica microblading, conhecida também como hand tool e tebori, tem se popularizado cada vez mais no Brasil. Aliás, essa técnica está conquistando o mundo. O tebori é milenar, surgiu no Japão, e consiste em esculpir ou tatuar a sobrancelha com o auxílio de lâminas.  O resultado é bastante realista, com fios mais finos, mais delicados, dando uma impressão super natural. Para conseguir um bom efeito, é preciso fazer o procedimento com profissionais especializados na arte da micropigmentação, que sejam habilidosos no manuseio do tebori, a ferramenta usada para aplicar a técnica. O procedimento não é completamente indolor, o incômodo é suportável e varia de pessoa para pessoa. A cicatrização completa leva em torno de 30 dias e o resultado dura em média de seis meses à um ano, podendo haver retoque no primeiro mês.

IMG_0852

(Essa sou eu, durante o procedimento da técnica que escolhi me especializar: Microblading).

IMG_0806

IMG_0803

(Efeito natural e resultado elegante)

E aí, gostou do post de hoje? Já sabia que existia mais de uma técnica para manter as sobrancelhas em perfeita harmonia? Bom, independente do procedimento e da técnica que você escolher, é importante avaliar bem a reputação e a sintonia com o profissional que irá fazer as suas sobrancelhas. Se tu estás pensando em abandonar o lápis de sobrancelhas ou a curta duração da henna, agenda uma avaliação e se joga! 😉

Beijos e até a próxima!

2 thoughts on “Sobrancelhas | Técnicas Diferentes para Resultados Diferentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *