MODA | Descubra o seu estilo

E na hora do aperto, a resposta é clássica: “ah, eu não sei meu estilo! Acho que sou básica no dia a dia e chique em festas”. Existe uma grande diferença entre ter estilo, estar na moda ou seguir o modismo, e pesquisas indicam que 10 segundos é o suficiente para tirar conclusões sobre a imagem e background de uma pessoa, no qual 55% é baseado na aparência, 38% no tom de voz, e 7% no conteúdo dito. Isso indica que somos muito mais visuais do que qualquer outro sentido, então saber compor o look perfeito diz muito sobre você ou sobre aquilo que você não quer dizer! Já dizia Coco Chanel: “A moda sai da moda. O estilo, jamais!”.

ESTILO, MODA ou MODISMO?

ESTILO é respeitar a sua identidade. A pessoa que tem estilo próprio reserva à sua marca registrada o direito de se vestir com roupas da moda, mas desde que estejam em harmonia com a sua personalidade. O estilo é algo muito pessoal. É a forma como você se apresenta para o mundo e como as suas mudanças de vida refletem através do visual que você levanta a bandeira.

MODA é a tendência de consumo do momento atual, composta de diversos estilos e regida por vestuário e o tempo, conforme o contexto social, político e sociológico.

MODISMO é algo passageiro. É aquilo que todo mundo está usando/falando/comprando porque viu na novela, no facebook de fashionistas ou no seriado do momento! A TV e a internet, em geral, lançam muito modismo.

COMO IDENTIFICAR O MEU ESTILO?

Na consultoria de imagem pessoal, o cliente é orientado a um questionário que facilita essa compreensão, além de todo um acompanhamento e direcionamento durante o processo. Aqui, vocês podem ter uma idéia através de uma autoavaliação bem simples, iniciando pela seguinte análise: qual a sua personalidade, estilo de vida, cores que gosta, gostos pessoais e profissão? Quem é você, qual sua idade, que lugares frequenta e o que chama a sua atenção? Levantem todos estes pontos inicialmente, e seguimos a diante.

Podemos dizer que existem inúmeros tipos de estilos, uns mais lindos e irreverentes que os outros. Alguns fashionistas atendem por termos em inglês e outros em português, além de existir uma gama enorme de possibilidades pra gente se jogar no mundo da moda. Sendo assim, fiz uma varredura de termos e conceitos utilizados nos dias de hoje e trouxe para vocês um resumo que vai facilitar muito a vida daqui pra frente, principlamente quando alguém perguntar ou induzir a comprar algo que esteja totalmente fora do TEU estilo. Confere aí:

ESTILO & PERSONALIDADE

TRADICIONAL OU CLÁSSICO

Perfil formal, tradicionalista e mais rígido, que possivelmente vive a maior parte do tempo em ambientes sérios. Esse estilo é mais conservador e aprecia cortes de alfaiataria, peças estruturadas e cores sóbrias. O que define esse estilo é a qualidade das roupas, nada de decotes para as mulheres e os poucos detalhes. Em geral, são indicados para pessoas que não ligam muito para a moda, tendo em vista o perfil mais conservador. Apreciam a alta costura e qualidade, não ligando muito para o valor de bons ternos, sapatos e acessórios. Não são muito criativos, por isso preferem seguir um padrão de cores e formatos.

Estilo clássico tradicional

TRADICIONAL_MAN

CONTEMPORÂNEO

Segue o padrão do clássico tradicional, porém bem mais flexível e colorido. O estilo é de uma pessoa reservada, porém atualizada, chique, segura e bem-sucedida. Apostam em acessórios descolados, sem perder o glamour dos terninhos, camisas e saias under knew. Em geral, utilizam as cores sóbrias como base do look, porém arriscam no colorido e estampado em peças-chave, para dar alegria e leveza. Looks facilmente encontrados em lojas como: Zara, Rabush e Renner. 

Estilo elegante clássico

NATURAL OU BÁSICO

Vários termos, mesmo conceito. Praticidade é o que define esse estilo, então a pessoa não dedica muito tempo para vaidades. Mulheres neste estilo utilizam roupas mais soltas, preferem as cores neutras para facilitar a combinação, usam sapatos confortáveis, baixos ou com saltos médios. São pessoas comunicativas, informais, ativas, alegres e descoladas. Homens então, fáceis de definir: básicos só de olhar com camisetas livres de estampas, bermudas sociais ou denin e tênis, alpargatas, chinelos ou mocassins, tudo em tons suaves, claros, marinho ou marrons. Preto e branco também vai bem nesse estilo e os looks são fáceis de encontrar em qualquer loja.

Estilo natural normcore

CASUAL_MAN

COOL, CASUAL OU SMART CASUAL

Encaixa direitinho com pessoas antenadas à moda e que seguem as tendências, além de saber misturá-las muito bem. Quem tem esse estilo é despojado, mistura esporte com casual, glam com esportivo, e salta do chic ao despojado em segundos, sem deixar de lado peças mais clássicas e discretas.  Quase uma vertente do criativo, porém com suas características predominantes em cores e tipos de pecas e acessórios. Sobreposições e até peças sexy se encaixam nesse estilo. Essa gente sabe compor bons looks sem muito esforço.

COOL_CASUAL2

COOL_CASUAL

CRIATIVO

Pessoas que não tem medo de ousar e abusar do mix das tendências. Gostam de misturar estampas, texturas, cores e sobreposições. O estilo criativo sabe o que está fazendo e consegue compor looks que não ficam bregas. Abusam de peças novas com outras de garimpos e tudo se completa. Monta sua produção conforme o humor do dia, e usa o que tem vontade a hora que quiser. Pessoas deste estilo são inovadoras, artísticas, autoconfiante, aventureiras e originais.

Estilo criativo

CRIATIVO_MAN

BOHO & HIPPIE CHIC

Mistura o hippie, folk, étnico, boêmio, punk, vintage e compõem um look criativo, personalizado e único. Este estilo cai bem para pessoas que gostam de mesclar peças de grifes com roupas de brechó e lojas populares, dando um toque de “desleixo planejado” ao look. Derivado da palavra “bohemian” (boêmio em português), este estilo traz o conceito de mentes livres e vida nômade, com elementos e estampas étnicas, tecidos fluidos, batas, túnicas, vestidos e saias longas, calça boca de sino e short de cintura alta. Crochê, tricô, roupas em tons terrosos (caramelo e tons de marrom), camurça e renda também são características fortes desse estilo.  Nos pés, botinhas tipo cowboy e rasteirinhas como as gladiadoras. Colares compridos, cintos largos, anéis grandes, chapéu, headbands (bandanas) e bolsa com franjas completam os looks. Chama-se boho chic ou hippie chic quando os elementos são com tecidos nobres e acessórios como semi jóias e jóias. Pessoas que amam por o pé na estrada, curtir praia, montanhas, trilhas etc, em geral, se dão muito bem com este estilo!

BOHO_CHIC2

BOHO_MAN2

ROCKER

Atitude e personalidade são o forte das pessoas que aderem a este estilo, até porque aqui não há muitas dúvidas, né? O toque ousado e rebelde do rock n’ roll é um clássico e sempre esteve ligado a moda, como fonte de inspiração para muitos estilistas. O que determina o estilo é o uso de couro, jeans destruído, t-shirt de bandas, spikes, tachas, xadrez, caveira, bandana, coturno etc. Preto é a cor predominante, tanto nas roupas, como na make. Esse estilo é super versátil e dá para usar a criatividade, elaborando um look até para aquelas(es) que não são roqueiros, mas curtem astros ou se identificam com alguns elementos.  Roupas e acessórios fáceis de encontrar em qualquer lugar.

Vertentes: Punk – estilo mais pesado, com ênfase no preto, cabelos coloridos e acessórios dark. Fácil de reconhecer e se auto-avaliar, pois a inclinação vem muito forte do estilo de vida e gostos musicais.

ROCKER

ROCKER_MAN4

ESPORTIVO

Ideal para pessoas que amam esportes e, não necessariamente, praticam! esse estilo traz conforto e praticidade através de roupas que parecem ter saído da academia, com tecidos maleáveis e bem confortáveis.  Moletons, malhas e laycras fazem parte dos looks e a inspiração esportiva vem de famosos e fashionistas, com os detalhes em listras brancas laterais, shortinhos com abertura, boné, mochila, saia skater, jaquetinhas, tênis branco, camiseta com estampa de número ou com estampa floral, como as jaquetas lindas da Adidas. Atenção: look esportivo fino masculino é totalmente diferente e mais parecido com o casual. Cuidado para não confundir! Este estilo vai super bem para pessoas alegres, despojadas e que apreciam esportes.

SPORT2

SPORT_MAN2

GLAM

Brilho é a palavra-chave. Para os adeptos desse estilo, tudo que reluz é ouro e glamuroso. Tudo que remete ao brilho, como paetês em tons neutros e escuros, tanto em vestidos, como em blusas, shorts, saias, jaquetas, acessórios com glitter, sapatos, bolsas e cintos, detalhes em strass e em tons metalizados são características fortes. Resumindo, muito brilho com glamour! Para os homens, não se vê tanto brilho assim (há quem use!), mas o look glam masculino reflete através de smokings e termos com calças super skinny. Quem tem esse estilo ama brilho e peças com efeito de coisa cara (cara de rica!), porém é preciso ter cuidado para não exagerar! As mulheres, em geral, são ligadas nas tendências de acessórios, roupas, sapatos, maquiagens e penteados.

GLAM

GLAM_MAN

ROMÂNTICO OU LADY LIKE

Com um ar dos anos 1940, o fator dominante é a delicadeza. A silhueta é mais fluida e levemente desestruturada. Mulheres neste estilo adoram rendas, estampas de flores, cores pastéis, saias rodadas, cintura marcada, laços, corações, “frufruzices” e acessórios delicados. Estilo atemporal, que pode ser lembrado somente através de poucos acessórios que fazem referência. Homens neste estilo dentem a usar cores mais neutras, além da forte personalidade romântica no ar.

ROMANT_ ROMANT_MAN3

SEXY

A principal característica desse estilo é perceptível em mulheres que valorizam o corpo. Em geral, são pessoas desinibidas super confiantes, que gostam de abusar do comprimento, das transparências e do decote. Para os homens, ser sexy é uma questão mais de autoestima que de estilo, tendo em vista que a palavra é super atrelada ao contexto feminino.

Estilo sexy

MODERNO, DRAMÁTICO OU URBAN

Estilo forte para pessoas sofisticadas e poderosas, que gostam de ser o centro das atenções. Pode ser fluir de elegante ao exagerado, mas a grande característica é a simetria das peças e o uso de preto e branco. A pessoa que tende a um estilo mais moderno, dramático e, recentemente, conhecido por “urban”, tem uma pitada de ousadia e uma imagem cosmopolita, que nos remete a grandes cidades e centros urbanos. 

urban-fashion

URBAN_MAN2

“(…) Não existe estilo certo ou errado. O único estilo errado é aquele que não combina com a pessoa” – Tita Aguiar | Personal Stylist.

E agora, ficou mais fácil?!

Analisa a tua personalidade e procure o estilo ideal de acordo com ela. Qualquer dúvida, deixa um comentário pra nós. Super beijo e até o próximo post.

Fontes: Eliza Montes Supernal Perfila Elle Glamour Magazine

Imagens: Reprodução

6 thoughts on “MODA | Descubra o seu estilo

  1. 賓果賓果大小 says:

    The next time I read a weblog, I hope that it doesnt disappoint me as a lot as this one. I imply, I know it was my option to read, but I really thought youd have something fascinating to say. All I hear is a bunch of whining about something that you can repair when you werent too busy in search of attention.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *