Mitos & Verdades: COACHING

Coaching é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área específica da sua vida. O conceito de coaching surgiu nas universidades norte-americanas para definir um tutor particular, e serve basicamente como um processo de autoempoderamento.

Já pensou que o que falta é dar um “click” naquela luzinha que está apagada dentro de você? Sabe aquele sentimento de medo, impotência e dúvida? Se você está em busca de desenvolvimento pessoal e profissional, o Coaching é a chave para alavancar o seu potencial e te ajudar a encontrar as respostas que precisa para sair da inércia! Se a procura é por aconselhamento, consolo e processo terapêutico, aí o papo é outro. 

O que você já ouviu sobre o assunto e o que faz sentido naquilo que te apresentam no mercado? Você saberia identificar um bom profissional na área? Bom, se a intenção é descobrir “como, onde e quando”, continua aqui com a gente! Para esclarecer esta e outras dúvidas recorrentes, contamos com a participação do nosso querido amigo, leitor, Coach e Estrategista de Comunicação na Clappy, que explica cada detalhe do que é, como funciona e para quem serve! Bora conferir?

“Oi, Tudo Bem? Eu sou Maikel Rosa, estrategista de comunicação e coach certificado pela Sociedade Latino Americana de Coaching, que é reconhecida pela International Association of Coaching. Já se questionou sobre os resultados de um processo de Coaching? Gostaria de entender como ele pode ajudar a melhorar relacionamentos, atingir metas de vida ou tomar decisões importantes? Assista ao vídeo e tire suas dúvidas :)”

O Maikel também nos escreveu um resumo das dúvidas mais frequentes que ele vê por aí. Confere:

“O COACHING PODE AJUDAR A PARAR DE FUMAR?”

Embora também sirva pra mudar os hábitos que te atrapalham, ninguém faz coaching com o objetivo de parar alguma coisa. Por quê? Porque o coaching é uma metodologia criada com foco positivista, ou seja, você pode usar ele pra adquirir novos hábitos, melhorar comportamentos e, sim, até mesmo pra substituir velhos hábitos que não servem mais pra você, como o cigarro, o sedentarismo ou uma má alimentação. Mas o importante é entender que o processo vai ser muito mais eficiente se você procurá-lo com um propósito positivo. Por exemplo: “eu quero fazer coaching pra ter uma vida mais saudável” ou “eu faço coaching porque quero ter mais respeito pela minha saúde e pelo meu corpo”.

“COACHING É UMA TERAPIA MODERNA?”

É óbvio que qualquer processo terapêutico deve ser respeitado, porque quando feito de forma responsável ele realmente tem como objetivo a cura de traumas, de questões da pessoais mais íntimas, do desbloqueio de amarras psicológicas ou até mesmo a cura de doenças físicas e o tratamento de certos distúrbios, mas coaching não é terapia! Coaching é um processo de exercício da autoliderança – ele serve pra que o indivíduo desenvolva competências e potenciais pra ter mais autonomia na vida pessoal e na carreira profissional. Em resumo, é uma forma de ajudar as pessoas a assumirem o poder de tomarem suas próprias decisões. Coaching na verdade é um processo de autoempoderamento.

“ISSO AÍ É PRA QUEM NÃO SABE O QUE QUER DA VIDA?”

Se você acredita que o coaching só serve pra quem está indeciso ou pra quem não sabe o que fazer da vida, talvez você goste de saber, que, sim, ele pode ajudar, e muito, pessoas que estão procurando por um norte, mas ele também é perfeito pra quem tem uma meta, um propósito bem definido e precisa se organizar melhor pra chegar lá. Quem tem um objetivo claro, ou mesmos vários objetivos que precisam ser estruturados em um conjunto de ações práticas, tem no coaching um método fantástico pra atingir esses objetivos. Uma grande vantagem do processo é que, além de te ajudar a manter o foco naquilo que é realmente importante, ele também te possibilita clarificar pequenos obstáculos que às vezes estão te impedindo de realizar uma determinada meta e trabalhar esses obstáculos em metas intermediárias, de forma que eles deixem de ser empecilhos pra que você possa atingir uma meta maior. Portanto, sim, o Coaching também serve muito pra quem tem bem claro o que quer conquistar.

“CONHEÇO PESSOAS QUE FIZERAM E NÃO DEU CERTO”

Se você sabe de casos de pessoas que passaram por um processo de coaching, mas que não tiverem o resultado que elas esperavam, temos aí pelo menos 3 possibilidades de o porquê que não deu certo. 1. Uma delas é a própria falta de comunicação: ou o coach, que é o profissional que aplica o processo, não deixou claro na entrevista inicial qual a proposta da metodologia, a que de fato ela se presta, ou o coachee, que é o cliente no coaching, não conseguiu expressar com clareza a expectativa dele em relação ao processo. 2. Outra possibilidade é que às vezes não é de coaching que o cliente precisa, mas de um processo terapêutico, como a psicoterapia, a psicanálise, uma terapia holísitca, dependendo do caso, ou de um aconselhamento mesmo de um profissional especializado naquela área em que se encontra a demanda do cliente. Claro que aí é responsabilidade do coach também identificar essa demanda e direcionar a pessoa pra um profissional apropriado pra cuidar daquela situação. 3. Tem ainda um terceiro caso que é o coach que não é coach. Ele se divulga como tal, mas o que ele apresenta nas suas sessões é bem diferente do que o coaching se propõe. Então assim, o coaching funciona, desde que seja aplicado nos casos adequados e por profissionais que sabem qual é o papel deles.

“ME SINTO INSEGURO PRA COMEÇAR. QUAL É O MOMENTO CERTO?”

Se você já pensou em fazer, mas não sente segurança pra começar um processo de coaching, em primeiro lugar você deve procurar um profissional que tenha certificação na área, melhor ainda se for uma certificação internacional. Claro que isso não é o suficiente: antes de contratar, certifique-se de que o profissional ofereça uma entrevista inicial gratuita pra que você possa tirar suas dúvidas, entender como funciona o processo e inclusive se identificar com o profissional, porque também é bem importante que você sinta alguma empatia pela pessoa, afinal isso ajuda muito no processo. Tenha certeza de que você tem liberdade pra interromper o processo a qualquer momento, sem prejuízos relacionados às sessões que você ainda não fez. Se você já tiver contratado, cuide a forma como coach conduz os encontros. O coaching é um método baseado totalmente em fazer as perguntas certas na hora certa, então se o seu coach tentar te aconselhar ou quiser te dar dicas sobre a tua vida, cuidado. Isso que ele tá fazendo pode ser uma consultoria, um aconselhamento, uma mentoria, mas coaching não é. Ah, outra coisa importante: questione o seu coach se ele aplica ferramentas e fornece um relatório de análise comportamental no início do processo. Isso tanto vai te ajudar a se conhecer melhor como vai garantir que o coach vai conduzir o processo de forma mais adequada à tua personalidade, do jeito que funciona melhor com o teu jeito de ver e de interagir com o mundo.

“O COACHING É MUITO CARO?”

É, tem gente que acha que Coaching é uma coisa que só quem tem muito dinheiro pode fazer, mas não é verdade, principalmente se você pensar no custo-benefício de um processos desses. Por exemplo, quanto você acha que vale tomar coragem e estruturar a forma como você vai dar uma guinada na sua vida? Quanto vale você finalmente se sentir confortável pra decidir de uma vez por todas que aquele não é mais o emprego da sua vida? Ou que tá na hora de transformar aquele relacionamento que tá morno em uma troca entre duas pessoas que querem realmente ser felizes, juntas ou não? Então, tudo tem um preço na vida, mas alguns valem mais a pena.

“Bom, eu espero ter conseguido esclarecer algumas das suas dúvidas em relação ao Coaching e, se você estava inseguro sobre ter uma conversa inicial com um profissional, pra saber se o Coaching de fato faz sentido na sua vida, você já tem as informações básicas pra chegar num encontro com um pouco mais de tranquilidade. Se quiser saber mais e entender como o Coaching pode te ajudar, me procura pelos links aqui embaixo. Eu vou ter o maior prazer em ajudar você a transformar a sua vida pra melhor 🙂 Até a próxima!”

Texto: Maikel Rosa e Ágatha Prudêncio

Edição e Editoração: AGENDA CHEIA

Imagens: Reprodução | Pinterest

Participação: Maikel Rosa | Coach & Estrategista

Parceria: Clappy Comunicação Dirigida

Saiba mais: www.clappy.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *