Dia Internacional da Mulher: A Origem

Todos os anos, no dia 8 de Março, o mundo ressalva as conquistas femininas ao longo do tempo. Existem várias versões sobre o surgimento desta comemoração, seguida de manifestações e marchas em vários países nos anos seguintes. Em geral, as manifestações uniam o movimento socialista, que lutava por igualdade de direitos econômicos, sociais, trabalhistas e políticos e esta data serve para lembrar a primeira luta da mulher na era moderna.

ORIGEM

Existem várias versões da origem desta celebração. Em 1955, surgiu a hipótese de que a data teria como marco inicial a luta das operárias, que em 1857 haviam sido duramente reprimidas pela polícia ou mortas em um incêndio criminoso na fábrica, quando entraram em greve para reivindicar aumento salarial e redução da carga horária de 16 horas/dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de 1/3 do salário em relação aos homens, teriam sido trancadas na fábrica e queimadas vivas. 

Em outros registros da história, há afirmações de que o mesmo episódio ocorreu, na verdade, em 25 de Março de 1911, quando o incêndio teve início na fábrica Triangle Waist Co que estava localizada nos três últimos andares de um prédio.  Cerca de 600 trabalhadores estavam presentes e a maioria conseguiu escapar pelas escadas e pelo elevador. Outros 146, porém, morreram. Entre eles, 125 mulheres, que foram queimadas vivas ou se jogaram das janelas. 

TITLE: Triangle Waist Co. fire, N.Y.C.--Crowds at sence [i.e. scene] of Washington St. fire, N.Y. CREATED/PUBLISHED: 1911 March 26. NOTES: George Grantham Bain Collection (Library of Congress). SUBJECTS: Triangle Shirtwaist Company--Disasters--New York (State)--New York--1910-1920. Fires--New York (State)--New York--1910-1920. Crowds--New York (State)--New York--1910-1920. FORMAT: Gelatin silver prints 1910-1920. REPOSITORY: Library of Congress Prints and Photographs Division Washington, D.C. 20540 USA CrÈdito: George Grantham Bain Collection - Biblioteca do Congresso, Washington
Triangle Waist Co. fire, N.Y.C.–Crowds at sence [i.e. scene] of Washington St. fire, N.Y.

Até hoje, muitas organizações e movimentos afirmam que essa tragédia aconteceu em 1857 e por isso reivindicam o mês de Março como a data para comemorar a luta pelos direitos das mulheres. Como não há provas nem registros de que um evento similar tenha ocorrido, para alguns estudiosos a origem da versão de 1857 surgiu entre feministas francesas que, durante a Guerra Fria, buscavam um acontecimento tendencioso para a sua luta contra o socialismo.

16362-Como-Surgiu-o-Dia-Internacional-da-Mulher-–-História-22

Por outro lado, em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque reivindicando o mesmo que as operárias de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan “Pão e Rosas”, em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida. Na Europa, grupos de mulheres também iam para as ruas, uma vez ao ano, para reivindicar melhores condições e o direito de votar. 

Ou seja, não importa a data do incêndio. A luta por igualdade sempre existiu!

103 1

A ideia de instituir oficialmente o Dia Internacional da Mulher surge na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria. 

O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909, nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América, em memória ao assassinato das operárias da indústria do vestuário de Nova York e contra as más condições de trabalho.

Em 1910 na Dinamarca, foi decidido em uma conferência internacional de mulheres que anualmente, em 8 de Março , seria comemorado o Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias da fábrica Triangle Shirtwaist e outras mulheres assassinadas ao longo dos anos.

Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher foram o estopim para a Revolução de 1917. Em 8 de março do mesmo ano, a greve das operárias contra a fome, o imperador russo Czar Nicolau II e contra a participação do país na Primeira Guerra Mundial precipitou os acontecimentos que resultaram na Revolução de Fevereiro

16362-Como-Surgiu-o-Dia-Internacional-da-Mulher-–-História-23

Em 1922, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women’s Trade Union League, associação que tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho. 

800px-Women's_International_League,_5._1._1922

(Membros da Women’s International League for Peace and Freedom, em Washington, D.C., 1922).

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920. A data caiu no esquecimento por longos anos e as celebrações só foram recuperadas na década de 60, pelo movimento feminista.

16362-Como-Surgiu-o-Dia-Internacional-da-Mulher-–-História-24

BRASIL

No Brasil, apesar da tensão entre a direita e a esquerda no cenário político, havia uma história de luta reivindicada pelas brasileiras muito similar à européia e à americana. No início do século XX, as mulheres e crianças constituíam quase 75% dos operários têxteis e além de péssimas condições de higiene e longas jornadas de trabalho, elas sofriam com o assédio moral e sexual de seus superiores (algo que ainda acontece na atualidade).

arton11422

Em 1906, o jornal anarquista A Terra Livre divulgou um texto de três costureiras que criticavam a não-adesão da categoria à greve operária: “Companheiras! É necessário que nos recusemos a trabalhar também de noite porque isso é vergonhoso e desumano. Como se pode ler um livro quando se vai para o trabalho às 7 da manhã e se volta para casa às 11 da noite?”, dizia.

O grupo feminista que chamou mais atenção na época foi do Partido Republicano Feminino, fundado por mulheres da Elite conhecidas como sufragastes, que lutaram pelo direito ao voto e conseguiram sua reivindicação na Constituição de 1932, promulgada por Getúlio Vargas.

mulher4(Desenho de Raul Pederneiras, de 1914, que retrata o movimento sufragista no qual as mulheres brasileiras reivindicavam o direito de votar).

Em 1975, foi designado pela ONU o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o reconhecimento do Dia Internacional da Mulher para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres. Fruto de décadas de batalhas e séculos de opressão, a data que lembra a necessária igualdade entre homens e mulheres foi mundialmente – e finalmente – assegurada.

mULHERES-Egito


REFERÊNCIAS

  1. Mundo das Tribos
  2. The Socialist origin of International Women’s Day 
  3. ON THE SOCIALIST ORIGINS OF INTERNATIONAL WOMEN’S DAY
  4.  Conquistas na luta e no luto
  5. O Feminismo Socialista do Pão e Rosas

 

One thought on “Dia Internacional da Mulher: A Origem

  1. Ágatha says:

    Somos muito mais do que imaginamos e merecemos, sim, ter um dia para nos lembrarmos de nossas forças, conquistas e da nossa luta diária por respeito e direitos iguais! Adorei saber mais e registrar a história por trás desta data comemorativa! 😉 <3 Beijo especial para todas as lindezas do Agenda ;*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *